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Perfil Empreendedor: Fator mais decisivo no empreendedorismo

O EMPRETEC

Desenvolvido pela ONU, o Empretec ajuda você a se conhecer melhor e reconhecer as suas características empreendedoras.

Perfil Empreendedor

Num ano que promete muitos desafios, não tenha dúvida de que é o momento ideal para melhorar suas competências e se destacar.

Veja alguns resultados alcançados pelos participantes do EMPRETEC:

  • 75% declararam aumento no lucro mensal;
  • 61% passaram a empregar a mais;
  • O custo do emprego gerado caiu em 35%;
  • A taxa de mortalidade das empresas no primeiro ano foi de 7%, enquanto no Brasil é de 46%.

São 6 dias que irão mudar a sua vida e a de sua empresa!

AS 10 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS DESENVOLVIDAS NO EMPRETEC

No Empretec o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado.

Durante o Empretec, você vai encarar seus medos, enfrentar suas limitações, acordar para oportunidades e fortalecer suas habilidades.

O foco em comportamentos acontece porque a metodologia do Empretec é baseada no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. Depende da atitude do indivíduo.

Portanto, no curso, o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado.

As 10 características trabalhadas são:

  1. Busca de Oportunidades e Iniciativa

Desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e  de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas:

  • Age com proatividade, antecipando-se as situações
  • Busca a possibilidade de expandir seus negócios
  • Aproveita oportunidades incomuns para progredir
  1. Persistência

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com essas características:

  • Não desiste diante de obstáculos
  • Reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos
  • Esforça-se além da média para atingir seus objetivos
  1. Correr Riscos Calculados

Envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:

  • Procura e avalia alternativas para tomar decisões
  • Busca reduzir as chances de erro
  • Aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
  1. Exigência de Qualidade e Eficiência

Relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor. Um empreendedor com essa característica: .

  • Melhora continuamente seu negócio ou seus produtos
  • Satisfaz e excede as expectativas dos clientes
  • Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade
  1. Comprometimento

Característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:

  • Traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso
  • Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados
  • Coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
  1. Busca de Informações

Característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. O empreendedor:

  • Envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado
  • Investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços
  • Busca a orientação de especialistas para decidir
  1. Estabelecimento de Metas

Compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:

  • Persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo
  • Tem clara visão de longo prazo
  • Cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado
  1. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados. O empreendedor com essa característica bem trabalhada:

  • Enfrenta grandes desafios, agindo por etapas
  • Adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado
  • Acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomada de decisão.
  1. Persuasão e Rede de Contatos

Engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.  Dessa forma, o empreendedor:

  • Cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos
  • Obtém apoio de pessoas chave para seus objetivos
  • Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais
  1. Independência e Autoconfiança

Desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:

  • Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros
  • É otimista e determinado, mesmo diante da oposição
  • Transmite confiança na sua própria capacidade

Então boa jornada empreendedora

Precificação: Fatores que influenciam o seu preço de venda

Você tem problemas para calcular o seu preço certo? Costuma multiplicar o custo por 2, 3 ou 4 e acha que está ganhando? Tem medo que seus clientes achem seu produto caro? Trabalha e trabalha mais não consegue ver lucro no seu negócio?

Entenda os Cs do Preço:

  • A-CUSTOS E DESPESAS – Depois de calcular todo os gastos como custos e despesas eu preciso saber o preço mínimo que eu devo vender meu produto.
  • B-CONCORRÊNCIA – preciso sabe o valor de mercado e isso inclui os concorrentes diretos e indiretos.
  • C-CLIENTE – Valor percebido do cliente isso está relacionado com o posicionamento da marca.
  • D-CONTEXTO – Lei da oferta e procura. Você consegue criar uma demanda?

Muitas vezes não calculamos o preço certo pois não temos uma metodologia para calcular o preço.

A precificação deve fazer parte da sua estratégia de vendas.

A-CUSTOS E DESPESAS – Os gastos do seu preço são divididos em Custos e Despesas. Custos são gastos com o seu produto/serviço. E despesas são os gastos com o seu negócio.

Os custos são divididos em custos variáveis e custos fixos:

Os custos variáveis são gastos que variam com a produção como ingredientes, embalagens, frete de compra, frete de venda, subprodutos.

Os custos fixos são são que não variam com a produção como mão-de-obra.

As despesas são divididos em despesas variáveis e despesas fixas:

As despesas variáveis são os gastos com o negócio e destinado para as vendas e servem para colocar o produto no mercado como: impostos, taxas de cartão de crédito, taxas de cartão de crédito, PIX, comissão de vendas, cartão fidelidade, etc. Também são chamadas de despesas comerciais.

As despesas fixas são os gastos com o negócio e destinado ao funcionamento do negócio, são fixos pois não dependem das vendas, por exemplo, água, luz, telefone, pró-labore (salário dos sócios), folha de pagamento, etc.

A soma de todos esses gastos é o valor mínimo que tenho para oferecer para o meu cliente. esse é o preço mínimo. Esse é o divisor de águas que preciso, pois o valor que eu colocar a mais desse preço mínimo me garante um lucro.

B-CONCORRÊNCIA-Muitas vezes o empreendedor quando está calculando o preço ele copia o preço dos seus concorrentes, inclusive ele poderá copiar um preço abaixo do preço mínimo. Ele precisa ter essa percepção para não entrar em guerra de preços, pois se ele trabalha com margem negativa quanto mais ele vender maior será esse prejuízo.

C-CLIENTE-Muitas vezes o valor percebido é o melhor caminho para a lucratividade da empresa, pois é quanto o cliente está disposto a pagar por esse produto/serviço. Mas isso dependerá muito do posicionamento da sua oferta, ou seja precisa verificar se está oferecendo para satisfazer uma necessidade ou um desejo. E por que não oferecer os dois ao mesmo tempo?

D-CONTEXTO-Muitas vezes um preço se altera de acordo com a Lei da oferta e da procura no mercado. Se tiver muita oferta o preço de venda abaixa. No caso contrário, quando a procura é alta o preço de venda aumenta. Mas será que eu tenho de ficar sempre refém do mercado? Isso pode ser resolvido se você criar uma demanda, ou seja crie uma necessidade para seu público.

A ONOVATION oferece cursos para ajudar você a tirar essas dúvidas e criar preços estratégicos para você alcançar a sua lucratividade.

Planejamento estratégico: Direção é mais importante do que velocidade

Duas coisas importantes para você ter sucesso no seu negócio: um bom planejamento e uma boa exeecução. Vejo muitos empreendedores que tem uma ideia e já colocam em prática. Repetem esse hábito e reclamam que tratabalham e trabalham mas não conseguem ter lucro.

Para você ter sucesso você depende dos seguintes fatores:

  • A-PRODUTOS
  • B-EMPRESA
  • C-VARIÁVEIS EXTERNAS
  • D-PERFIL EMPREENDEDOR

A-PRODUTOS-Na maioria das vezes só falam do seu produto e quando falam só mencionam as características do produto e não conseguem enxergam os benefícios do produto para o seu cliente. Afirmam que conhecem o seu cliente, as necessidades e os desejos mas não é isso o que eu vejo na prática. Nunca fizeram uma entrevista de satisfação do cliente. Com tantas concorrências temos de estar constantemente em sintonia com as necessidades e desejos dos clientes, senão acabamos vendendo gelo para esquimó.

B-EMPRESA-Para isso o empreendedor precisa compreender as áreas da sua empresa e verificar seus pontos fortes e pontos fracos. A mínima estrutura que a sua empresa precisa ter são:

  • Produção-Entenda que a produção precisa de um padrão de qualidade. O padrão de qualidade precisa ter um passo a passo por escrito chamado de Procedimento Operacional Padrão (POP). Também precisará de uma ficha técnica.
  • Compras – Faça uma lista de compras. Cuidado em comprar promoções verificando as datas de fabricação e validade. Procure respeitar as quantidades mínimas e máximas. Para fazer uma boa venda você precisa fazer uma boa compra. Procure comprar tudo de uma só vez e negocie descontos para esse volume de compras.
  • Estoque – Uma loja de varejo tem espaço físico bem limitado. Coloque etiquetas que comuniquem a localização dos produtos. Verifique as condições de armazenamento. Verifique a dedetização local.
  • Preço – De acordo com a ficha técnica coloque os custos variáveis e custos fixos. Depois apure as despesas comerciais em porcentagens e projete a porcentagem da despesa fixa. Crie o cardápio baseado em suas fichas técnicas.
  • Finanças – Você precisará de um sistema de gestão empresarial. Faça o movimento de caixa, fluxo de caixa, DRE e Balanço patrimonial. Existe sistema de gestão empresarial gratuitos que você pode usar para fazer seu controle de vendas e financeiro. Verifique a contratação de um contador, mesmo que o MEI não obrigue eu recomendo pois na declaração de imposto de renda irá ser necessário. É recomendável a contratação de um advogado.
  • Vendas – As vendas podem ser dentro de fora da loja. Fora da loja você poderá utilizar os aplicativos de alimentação e precisará fazer colocar as informações da ficha técnica. Os preços também. Especial atenção com o cardápio de loja. Verifique as sinalizações de pagamentos, docimentações obrigatórias da prefeitura (alvará, formas de pagamentos, proibição de bebidas alcoólicas, Manual do Consumidor) no Ponto de Venda (PDV).
  • Marketing – Redes sociais, campanhas de gestão de tráfego para o Instagram, Facebook, Google, YouTuve, TikTok, Tabula, Ifood, etc. Cuidado com a marca. É muito recomendável você registrar a sua marca, um endereço na internet, um site, e-mail corporativo com a sua marca, cartões de visita.
  • Gestão de pessoas – perfil de cada função, seleção e recrutamento de funcionários, manuais operacionais, treinamentos. Faça anúncios de emprego nas suas redes sociais, jornais, agências de emprego. E prepare-se para fazer as entrevistas de emprego. Dica: Nunca contrate alguém que você não consegue demitir.

Tecnologia da Informação

C-VARIÁVEIS EXTERNAS-São fatores que afetam o seu negócio:

  • Dados demográficos – você poderá ter acesso a essas informações através da prefeitura da sua cidade na secretaria de planejamento. Verifique o número de habitantes, quantidade de homens e mulheres, faixa etária e outros dados que estão relacionados com o seu segmento.
  • Economia – Tem descobrir o PIB (produto Interno Bruto) da sua cidade, renda per capita (renda por habitante) inclusive de anos anteriores.
  • Tecnologia – Envolve uso de aplicativos de alimentação, sistema de gestão empresarial, site, redes sociais, rede wi-fi da sua loja, computadores, celulares, sistemas de cameras, etc. O PIX foi uma mudança que afetou muito as transações comericiais e isso foi graças ao avanço dessa modalidade de pagamentos.
  • Meio ambiente – a mudança climática está afetando cada vez mais os nossos negócios isso implica em ter melhores condições de trabalho para clientes e colaboradores então ter um ar-condicionado no estabelecimento afeta nas vendas.
  • Política – a mudança de governo afeta nossos negócios de maneira decisiva pois dependendo de suas decisões torna o ecossistema mais empreendedor.
  • Leis – Existe muitas leis que estão mudando por exemplo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está mudando sensivelmente como adquirimos dados de clientes, PROCON, Reclame Aqui. Em São José do Rio Preto-SP os estabelecimentos de alimentação já são obrigados a oferecer cardápios em Braile.
  • Cultura – Imagine uma comunidade fã do Harry Porter e que encontre uma lanchonete temática decorada com os personagens da série. Você acha que isso atrai os consumidores? Essa lanchonete já existe e é adorada pelos seus seguidores. E o que dizer de uma lanchonete que vende coxinhas próximo da cidade de Araraquara-SP onde é o ponto turístico de motoqueiros essa marca tem o nome de Coxinhas Douradas-Bueno de Andradas. Quando fui lá tive de esperar por uma fila enorme para comer uma coxinha da casa. A moda também é importante para expressar o seu estilo de ser e também está sendo cada vez mais nichada, por exemplo, existe a moda feminina e dentro da moda feminina existe a moda evangélica e dentro da moda evangélica existe o conceito de moda modesta (onde evita a exposição de determinadas partes do corpo).
  • Social – Hoje existe movimentos que fazem a inclusão social de partes da população como por exemplo os afrodescentes e LGBTQIA+. São segmentos da população que tem um enorme potencial de consumo e que buscam marcas que se identifiquem com as suas causas, seus propósitos.

D-PERFIL EMPREENDEDOR – Olha de todos os fatores que afetam o negócio para mim o mais importante é o PERFIL EMPREENDEDOR. O SEBRAE tem um programa chamado EMPRETEC que um curso de imersão intensivo, na minha época eram 7 dias inteiros dedicados às atividades para ajudar a desenvolver comportamento empreendedor. Sua metologia se consiste em 3 conjuntos e em cada conjuntos de comportamento ai se trabalhava individualmente cada uma deleas. A metodologia se consiste em:

CONJUNTO ESTRATÉGICO

  • Busca de informações – você tem de ficar antenado constantemente com o que acontece na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país e no mundo. A globalização tornou nosso mundo cada vez menor e tudo acontece muito rápido e esses acontecimento podem influenciar o seu negócio de alguma maneira. Então leia jornais, veja noticiários de TV, pesquise na internet hoje já não existe desculpas para não saber. No seu celular você tem essas informações em qualquer hora, qualquer lugar e de graça. Esse blog por exemplo poderá ser sua fonte de informações. aproveite!
  • Estabelecimento de metas – Determine o que urgente e importante. Coloque prioridades. Depois vá atrás do que você precisa e do que você quer. Sem metas você não conseguirá ir muito longe. Também coloque metas para sua vida, saúde, negócios, família, relacionamento e cada vez que você atingir essas metas não deixe de comemorar, nem que seja com um copo de água. Mas tome cuidado com essa recompensa, pois não pode tirar você do seu foco.
  • Planejamento e monitoramento sistemático – significa criar indicadores (também chamados de KPI), acompanhar esses indicadores e corrigir a rota de cada uma deles se estiverem fora do planejado.

CONJUNTO DE PESSOAS

  • Persuasão e redes de contatos – é muito importante você fazer networking por uma série de razões: troca de experiências, buscar novos fornecedores, conseguir indicações de trabalhos, buscar parcerias de negócios, conseguir novos aprendizados, Ninguém vence sozinho! Sugestão: faça parte do nosso clube de empreendedorismo para conseguir avançar para o próximo nível de empreendedorismo, a empresa Donna Sô pastelaria se associiu ao nosso clube.
  • Independência e auto-confiança – é muito comum um empreender pensar em desistir do seu negócio mas tem de ter fé. Confie em você. Procure ficar junto de outros empreendedores.

CONJUNTO DE REALIZAÇÃO

  • Busca de oportunidade e iniciativa – Se você tiver um olhar detalhado conseguirá enxergar soluções ao invés de problemas. Tem um ditado que diz: Tem pessoas que choram e tem pessoas que vendem lenços. Mas nada adianta você ver uma oportunidade e não sair para agarrá-la.
  • Busca de qualidade e eficiência – Esse comportamento geralmente é tranquilo pois o empreendedor gosta muito do produto, em especial empreendedor da área de alimentação. Tem muito orgulho de seus pratos, gosta de ser elogiado. Mas cuidado com o perfeccionismo pois senão demora muito tempo pra ficar pronto a ideia e você perder o momento da venda.
  • Correr riscos calculados – Aqui é o divisor de águas de uma pessoas empreendedora da que não é empreendedora. As pessoas que não são empreendedoras tem total aversão ao risco. Gosta de estabilidade, de segurança. De verdade ela pode estar sendo empresária com cabeça de funcionário. Com tantos medos costuma culpar os outros para não avançar. Acabam se acomodando e não inovando. Aqui você deve ter um cuidado especial pois também conheço empreendedores que não medem os riscos e acabam se precipitando nas suas tomadas de decisão.
  • Comprometimento – De verdade esse comportamento é o que mais eu aprecio. Tem um ditado que diz: Deus não escolhe os capacitados mas Ele capacita os escolhidos. Ou seja, o empreendedor não nasceu pronto mas ele está se comprometendo com ele e com os outros que irá cumprir com o que prometeu. No mundo dos negócios as vezes a pessoa não tem crédito mas tem crredibilidade a partir daí pode ser um bom começo.
  • Persistência – Se você chegou nesse ponto de passar os outros comportamentos empreendedores e ainda não deu certo só quero te dizer para não desistir. Tem um ditado que diz: semear é uma opção mas a colheita é obrigatória, então em algum momento você atingirá o seu objetivo. Repita os comportamentos empreendedores anteriores até você dar certo!

Se você tentar abrir um negócio sem essas condições estarem preparadas acontecerão imprevistos que te irão te segurar no operacional e você deixará de ser estratégico, ou seja, ao invés de você trabalhar de forma braçal trabalhe com inteligência. É justamente o que acontece com muitos empreendedores que tem DNA de funcionário pois gosta de ser bem operacional. Um empreendedor em um nível mais avançado traz pessoas melhores que ele e ele vai sendo substituído em várias funções, mas o que acontece que ele gosta de ser centralizador e não consegue delegar, aí não pode tirar férias, ficar doente e ter dias de folga, ou seja ele é escravo do seu próprio negócio.

Se puder coloque isso no papel para você enxergar melhor o seu negócio. Tente enxergar a floresta ao invés da árvore.

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